Compartilhe:


Inadimplência, como lidar?

Direito Condominial - Conrado Burgos T. Garcia

Bacharel em administração de empresas, Advogado especialista em Direito Condominial e Trabalhista, Síndico Judicial e orgânico, curso prático em Direito Condominial pela ESA-OAB, curso prático em Contratos de Síndico Profissional, membro efetivo da Comissão de Direito Condominial de Campinas/SP (2019/2021), experiência de mais de 14 anos em condomínios, seja em administradoras, seja como síndico e advogado. advocacia@burgosgarcia.com.br


02/08/2019

Inadimplência, como lidar?

Inadimplência, como lidar?

Essa questão que muitas vezes esbarra na relação da boa vizinhança, onde o síndico orgânico não quer se indispor com o devedor e ao mesmo tempo o mesmo síndico é o responsável por conduzir o condomínio da melhor forma possível, podendo valer-se de profissionais alheios ao convívio condominial com o intuito de seguir todas as diretrizes necessárias para uma gestão assertiva e transparente.

 

As funções do síndico, nesse caso estão elencadas no art. 1.348 do Código Civil, abrangem desde manutenções periódicas e necessárias até a gestão financeira e administrativa, em específico o que está descrito no parágrafo 1º inciso VII, como segue:

 

Art. 1.348, §1º (...)

VII - cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas;

 

Uma cobrança efetiva, minimiza o índice de ações judiciais melhorando a saúde financeira do Condomínio, e para isso, o Condomínio necessita de uma assessoria jurídica especializada.

 

Outra questão que vai além do fato de “estar inadimplente”, esbarramos em outros pontos relevantes no cotidiano do Condomínio, senão vejamos:

 

O inadimplente pode sair candidato a Síndico?

 

O inadimplente pode comparecer em uma Assembleia?

 

Feito um acordo parcelado para pagamento dos débitos condominiais, posso participar da Assembleia?

 

O Inadimplente pode utilizar as áreas comuns do Condomínio?

 

Essas e outras perguntas serão tratadas em temas específicos.


Tags: inadimplência cobrança condomínio síndico profissional síndico advogado administradora zelador


Compartilhe:


Comentários:

Veja também: